LIBERTE-SE DO JUGO DAS DÍVIDAS

É mais fácil gastar do que ganhar. É mais difícil economizar do que ganhar. A maioria das pessoas gasta mais do que ganha. O dinheiro extra vem pelo empréstimo ou pela compra com promessa de pagar no futuro. Você não precisa "estar sempre à altura dos vizinhos". Tentar adquirir mais do que seu bolso comporta é viver em constante agonia mental. Gastar mais do que se tem é submeter-se à escravidão perpétua.
Juntamente com a arte de ganhar dinheiro, convém aprender a de economizá-lo. Uma renda considerável não será para você um bem duradouro se só criar hábitos de luxo, sem nenhuma reserva. Pense por um instante: caso fique doente de súbito, como sobreviverá sem seu salário se não tiver economias? Má coisa é cultivar hábitos de luxo quando se tem apenas um pequeno ordenado. Não seria melhor viver com simplicidade e frugalidade, gozando da riqueza autêntica? Você deve usar a metade de seus ganhos para as despesas costumeiras, economizar a outra metade e, assim, ficar com a mente tranqüila, sentindo-se em segurança para o futuro. Reserve o que ganhou honestamente, não o desperdice em jogos nem perca tentando "enriquecer depressa".
A felicidade pode ser obtida pelo exercício do autocontrole, pelo cultivo de modos simples de vida e pelos pensamentos elevados, gastando-se menos mesmo quando se ganha mais. Esforce-se para ganhar mais a fim de ajudar os semelhantes e ajudar-se a si mesmos.

Horizonte de Tempo x Objetivos
Conceitos
– É a desvalorização do bem em função do uso e da absolecência
– É o quanto você estaria ganhando se estivesse numa alternativa que abandonou (no caso poupança a 0.5%a.m.)